Atividades Escolares e Ação Pedagógica

O Externato Rainha Santa nascido em Almada, no ano de 1952, pretende que todos os elementos intervenientes no Processo Educativo possam contribuir ativamente para a educação integral dos alunos nos diferentes aspectos da aprendizagem e para a valorização da cultura de forma a servir de elo de ligação e partilha de valores morais, sociais e educativos.

Iremos sempre que possível proporcionar situações diversificadas de aprendizagem que incluam o contacto directo com o meio envolvente, a realização de pequenas investigações e experiências reais na escola e na comunidade e, ainda, o aproveitamento e estudo da informação que colocaremos ao dispor dos nossos alunos. Procuraremos sempre que possível que as experiências sejam integradoras, ativas e socializadoras, partindo das realidades vivenciadas e/ou imaginadas pelos alunos e permitiremos que os progressos conseguidos na convergência das diferentes áreas do saber concorram para uma visão cada vez mais flexível e unificadora. Mais do que a memorização de conhecimentos pretendemos o desenvolvimento das capacidades de pesquisa, análise e síntese, com a criação dum espírito crítico e participativo por parte dos alunos.

Nesta perspectiva, a avaliação será um aspecto fundamental e centrar-se-á fundamentalmente na tomada de consciência, partilhada entre professor e aluno, das competências, potencialidades e motivações manifestadas e desenvolvidas diariamente. O ritmo de aprendizagem dos alunos e a avaliação continua dos níveis de progressão serão os indicadores e os reguladores do processo de aprendizagem.

O nosso método de trabalho basear-se-á na elaboração do Projecto Curricular de Escola, cuja concretização será traduzida em Planos definidos no início do Ano Letivo. No decorrer do ano as programações mensais e diárias vão executando as diretivas definidas, ao mesmo tempo que permitem alguns ajustamentos de acordo com a realidade do quotidiano e a evolução das diferentes turmas. No caso do 1ºCiclo do Ensino Básico serão ainda elaboradas programações diárias com os objectivos, estratégias e instrumentos de avaliação para o próprio dia.